... ainda havia escola primária e o ciclo, havia "furos" e sempre que um professor faltava era uma festa. Havia reprovados e não havia cá recuperações nem programas especiais (modernices para os meninos não chumbarem).
O período era uma desculpa válida para pedir dispensa da ginástica ao professor (ah e tal porque não estou em condições de fazer ginástica). Nas aulas de trabalhos manuais fazia trabalhos em teares construídos por mim e fada do lar. Não tinha disciplinas com nomes "chiques". Fazia trabalhos de grupo (que animação), em cartolina ou em folhas de desenho escritas à mão - não havia internet para pesquisar, era preciso ler livros (benditas enciclopédias Europa América oferecidas pelos papas) e copiar. Eu tive professores de todas as qualidades (eheh). Tive professores que não se limitavam a dar matéria, nem se limitavam à matéria, e tive professores que não faziam a mínima noção do que estavam a ensinar. A minha escola tinha problemas, pois tinha, mas não foi isso que me fez ser uma pessoa inculta, mal educada ou burra. Porque o mais importante da educação não vem da escola, vem de casa. O mais importante de tudo foi o que os meus pais me ensinaram. Sem isto, a escola até pode ser a melhor do mundo, ter montes de Magalhães e quadros interactivos, ter professores muito bons. Mas, não adianta nada, porque a base tem de ser construída em casa no seio familiar!!!
3 comentários:
Sim linda :)que saudades disso tudo... E como tu dizes andio eu a perder tempo com o dossier todo pipoca a embelezar o meu CV mas para quê?
Inês
Os teus papas dem estar muito orgulhosos dest post ;)
Susana
deste sim :) mas de outros... lol lol lol
Enviar um comentário